Beleza Essencial é o tema de hoje, mais uma vez. Insisto e não desisto de firmar nesta tecla.
Sou fã confessa do autor do texto que vou incluir aqui hoje, por achar que ele transmite a essência do que teimo em querer passar para vocês:
valores Essenciais.
Quiroga, o autor e astrólogo, ao meu ver tem uma conexão maior com o andar "de cima", traduz as almas humanas com uma luz única. E para nossa sorte ele hoje fez um relato sobre Estética e Cosmétia de forma suscinta e muito eficaz.
Vamos a ele:
"Beleza é fundamental, e não há razão para pedir perdão por esta afirmação, não há culpa nenhuma envolvida nela, pois mesmo a aparente feiura tem seu lugar no infinito Universo e compõe a harmoniosa melodia das órbitas estelares.
Confundir a beleza fundamental com as curvas bem torneadas de um corpo ou o viço de uma pele saudável seria o mesmo que confundir cosmética com estética.
Não é a aparência que garante lugar na beleza essencial, mas compor a presença da forma mais harmoniosa possível com as circunstâncias em que existimos.
Enquanto isso, persistir no desejo de a aparência nossa ser sedutora, atraente, irresistível e plena de sex appeal é apenas participar da brincadeira cósmica, desde que, evidente, acompanhada de nutrição filosófica, boa vontade para sermos pessoas melhores e prestar serviço aos nossos semelhantes.
Porém, quando a cosmética se torna o único objetivo existencial, nos tornamos pessoas vazias, bonitas e atraentes, mas vazias e o vazio cobrará o tributo nos enredando em relacionamentos narcisistas, onde a beleza essencial da reciprocidade brilhará pela ausência.
Ainda mais, o tempo é implacável com a cosmética, fazendo-a decair e resultar no oposto pretendido.
O mesmo tempo, contudo, faz o contrário com a estética, a melhora, assenta, preserva e torna mais serena."
Lembro ainda que o equilíbrio é também Essencial! Ou trocando em miúdos: "saco vazio não pára em pé!"
Não podemos nos esquecer que a cosmética ajuda sim, muito as vezes e valoriza o externo. Cultura é muito importante e solidifica o interno! Porém a soma dos dois faz uma beleza única que irradia...
E marca presença!
Deixo ainda um vídeo muito importante. Eu peço que você assista e reflita. É um documentário da BBC com o filósofo Roger Scruton que trata da importância da beleza. Ele tem enfoque nas artes porém trata do VALOR intrínseco da Beleza, de onde ele remonta e quais efeitos socias causam, interna e externamente, ou melhor dizendo: interna.mente e externa.mente. Bem no início ele já aponta:
"Beleza é um valor, tão importante quanto a verdade e a bondade." Não deixe de ver!
E para finalizar, uma frase essencial de Chanel, eterna diva e mestra de elegância:
" A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50."
E completo, que do que depender de você, seja um ser Essencial, com valores significativos, que a beleza será consequência.
Au revoir, até já.
_/\_