julio 01, 2011

Modelos e Modelitos (ou formas e formatos)




Hoje vou falar de um tema de imagem pessoal que a indústria da moda não fala, não sei bem por que. Mas como sabemos, conhecimento é poder, de decisão inclusive!

Todos querem estar bonitos e bem vestidos, mas a maioria esquece que existem formas de roupas e formatos de corpo. E combinar formas inadequadas ao formato de nosso corpo sempre causa uma impressão visual desfavorável. Sim, pois quando você acha uma pessoa elegante, mesmo quando está muito casual, em sua maioria é porque ela sabe usar as proporções. Entender e trabalhar bem com o formato que se tem de corpo é um passo firme na direção da elegância. Utilizar com sabedoria o jogo de proporções nos ajuda a criar um efeito visual que destaca melhor nossas qualidades e camufla nossas desvantagens físicas.
Como dizia Dior: “Não é o dinheiro que faz a pessoa ser bem vestida, é o discernimento."
E eu completo: discernimento e seu bom uso.

Causar uma boa impressão se torna fácil depois que você entende seu formato e combina as boas formas para compor seu visual. Então quando comprar roupas ou montar o “look” veja se combinam entre si e se não são antagônicas ao seu estilo. Isto poupará muito do seu investimento de dinheiro e tempo.

Nenhum corpo é igual ao outro e a moda em geral impõe um padrão de corpo que não temos!
Então, cuidado na hora da compra e combinações.
Especificamente no Brasil, temos a estatura mediana mais baixa que o padrão do mercado mundial e, por exemplo, as bainhas das calças sempre sobram. Você já tentou parar para pensar no desperdício que isto causa ao planeta? E quantas vezes já comprou por impulso porque estava na última moda e não usou a peça, ou não se sentiu realmente elegante com ela e a jogou fora? Então comprar certo, conscientemente, passa por saber qual melhor forma a comprar para aproveitar o máximo da peça. Isto é uma atitude sustentável.

Você sabe qual o formato do seu corpo?
Aqui neste site tem uma maneira automática e prática de calcular para saber:
Body Type Calculator

Mas eu peço que você generosamente vá para frente do espelho e olhe-se demoradamente, sem roupa. Isto, aliás, deve ser um exercício constante de autoconhecimento e avaliação POSITIVA! Eu faço isto constantemente, onde para o que está bem dou nota 10! E onde não está tão bem, digo: podemos melhorar um pouco aqui, atenção! Mas saiba você, que minhas celulites têm nome e são minhas amigas! Eu não deixo de ir à praia por causa delas! Não sou perfeita. Alguém é?
Verifique sua postura em dias diferentes, ela muda, muitas vezes conforme o humor. Observe e corrija! Isto influi, além de no humor e atitude diante a vida, altera inclusive o caimento da roupa e a torna mais elegante. Este exercício de espelho são tempos pessoais e revigorantes. Experimente!
( Para ler mais sobre espelhos, leia aqui: Espelho, espelho meu)
Agora vamos ver quais são os formatos.


°Banana ou retangular
Formato: as medidas da cintura são pouca coisa menor do que o quadril e busto, o que dá uma impressão retangular. As proporções são praticamente iguais, com pequenas diferenças, não são curvilíneas. A cintura deve ser seu foco!
Formas: Use jaquetas, casacos e vestidos acinturados, saias evasês, pregas, cintos para marcar a cintura. Casacos e blusas que destaquem os ombros com golas ou babados também são uma boa. Abuse de decotes em formatos de “V”, “U” canoa e para quem gosta do estilo, o corselete é outra ótima opção para delinear a silueta.
Evite: Camisas ou blazers de modelos quadrados e largos, gola alta, que cobrem o colo e deixam a silueta mais pesada, vestido de corte reto, saia justa e tubo, jaquetas curtas/quadradas (sem serem acinturadas), são formas que devem ser evitadas.

°Maçã (circular)
Neste formato as medidas têm os ombros mais largos e busto e quadril mais estreitos. As proporções superiores são maiores. Assim disfarçar a parte superior é o objetivo.
Formas: Na busca de combinações adequadas, prefira chamar a atenção para o colo e pescoço, com decotes “V” ou “U”, brincos e colares. Opte por calças sem pregas, de cintura alta e corte reto. Vestidos retos acima dos joelhos.
Evite: blusas curtas, roupas justas demais, vestidos com recorte abaixo do busto e cinturões.

°Pêra (triângulo para cima)
Formato: os quadris são maiores do que as medidas de busto. As proporções inferiores são maiores. Logo, disfarçar os quadris é o alvo.
Formas: Camisas que tenham o decote que ultrapassem a linha do ombro para alagá-lo como os canoa e camisetas de alças, com babados ou volumes são ainda melhor.
Calças ou saias de cores escuras e retas sem serem justas, modelos evasês.
Evite: calças de cintura baixa ou com pregas, cigarretes ou strech, assim como as saias volumosas.

°Ampulheta/Violão (triângulos opostos)
Formato: o quadril e busto, são quase do mesmo tamanho, com uma cintura estreita. As proporções são equilibradas e curvilíneas. Este é o formato mais almejado.
Formas: ressalte a cintura, mas não de maneira exagerada, procure valorizar uma das partes do corpo, pois seu formato já é bem curvilíneo por natureza. Por exemplo, se usar uma forma ajustada na parte inferior, use uma forma “solta” na superior e vice-versa. Utilize formas que permitam movimento, cômodas e femininas.

Se você prestar atenção, o seu formato de corpo pede em geral a forma oposta para se equilibrar. Sabendo deste truque, para vestir-se adequadamente num visual equilibrado e elegante fica mais fácil.

E o que afinal esta salada de frutas tem a ver com sustentabilidade?
Tem que com este conhecimento, você não agirá por impulso e nem sob a pressão de vendedores na hora de adquirir mais! VOCÊ sabe o que te veste melhor e os porquês.
Decisão de compra é algo que se usado com discernimento, se torna muito sustentável.
Você pode inclusive reformular aquela peça que você adora, mas não te cai bem... A forma pode estar em desacordo com o formato. Recicle!

Espero que este post "recreio" tenha elucidado o tema das proporções.

E lembre-se sempre do sábio conselho de Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

Au revoir, até já.

No hay comentarios:

Publicar un comentario