noviembre 27, 2012

INSPIRE #1

 
Hoje resolvi criar uma nova etiqueta aqui para o blog, se chama: INSPIRE.

Foi através de uma nota publicada hoje que me deixou muito feliz, porque me deu exatamente a dimensão de que estamos mudando.
O mundo está mudando finalmente! E por ver este movimento circulando através de pessoas como Mat. McHugh com suas inspirações e valores, me inspirei para lançar a idéia de incluir aqui no blog estas pessoas e seus movimentos, que fazem a diferença para um mundo mais consciente, sustentável e Essencial.

Mat. é um consagrado músico australiano que já esteve no Brasil com seus shows e creio que continuará a aparecer aqui com seus sucessos. Ele poderia não estar nem aí para a sustentabilidade e valores Essenciais de consumo consciente que tratamos por aqui, muito pelo contrário, por seu trabalho ele poderia ir justo não mão do consumo. Mas ele dá um banho de exemplo a ser seguido por muitos empresários que se dizem politicamente corretos e conscientes.

Seu último álbum, por exemplo, Love come save me, foi disponibilizado gratuitamente com opção de uma compra física onde parte dos recursos recebidos serão usados para caridade.
Deixo um trecho da carta de Mat. aqui:
" ... A conclusão a que cheguei foi que o que fosse que eu criasse tinha que ser sobre o amor e em segundo lugar, tinha que ser compartilhada. Eu fui abençoado o suficiente para ser capaz de passar toda minha vida adulta fazendo música e ter sido premiado com uma vida incrível. Eu encontrei um monte de amor e tenho sido presenteado com muitas coisas. Eu sinto como se a coisa mais "importante" que eu poderia fazer é dar algo de volta. Então, eu fiz um álbum de música que significa mais para mim do que qualquer um antes dele. Eu fiz o melhor disco que eu podia. Eu vou liberá-lo como um download gratuito no meu site com a opção de solicitar uma cópia física, com uma parte dos rendimentos que vão para a caridade. Meu único objetivo é espalhar o amor e dar algo de volta para o Universo." (tradução livre)

Só isto já poderia classificá-lo como um Inspire aqui.  Também tem muita gente que julgaria isto como auto promoção, infelizmente ainda não completamos a virada total da consciência essencial do planeta. Porém o exemplo que ele inspira vai além, se descreve e comprova em suas ações palavras e movimentos diários, além de suas músicas.

Hoje ao ler seu comentário na rede social, esta força motora me comoveu. E me inspirou a criar esta nova etiqueta, pois fica mais próximo da realidade, nossa realidade. Já falei aqui de grandes personalidades, muitas que já se foram, como Ghandi e Audrey Hepburn. Entretanto, creio que ter gente como a gente dando lições diárias de Ser Essencial, não tem preço.

Segue o comentário que li hoje: "O que eu quero dizer é, eu serei livre para não ter que comprar todo produto que é anunciado, não ter de ter a música mais nova e bacana no mais novo e bacana dispositivo, não ficar instigado para ver a mais nova e bacana porcaria que passar na televisão , para não gastar um único segundo tentando perseguir a definição de felicidade de alguém. Valorizar as coisas que me fazem feliz. Estar sem nenhuma pressa para estar em qualquer lugar. Apenas curtir estar onde estou. A cultura do consumo é baseada em fazer os consumidores se sentirem como se eles nunca, nunca tivessem o suficiente. Bens suficientes, amigos suficientes, alegria suficiente, vida suficiente. Nós já temos tudo que precisamos.
Nós temos tido isto o tempo todo." (trad. livre)

Este parágrafo de Mat. resume e traduz tudo que sempre insisto em dizer por aqui. E acho muito pertinente pensar sobre isto na véspera de Natal, quando toda uma sociedade insiste em dizer que você tem de comprar, comprar e comprar. Esquecendo-nos do real significado do Natal, as cidades enlouquecem e se paralizam para o consumo desenfreado e sem sentido. 

Então minha sugestão sustentável, consciente e ESSENCIAL para este seu Natal, que simboliza AMOR e COOPERAÇÃO, duas palavras essenciais e de valores supremos para o novo ano, década, milênio, é: gere amor e cooperção neste Natal e novo Ano. Compre um CD físico do Mat., faça presentes artesanais, compre artesanato de ONGs sustentáveis. Adote uma criança carente. Enfim são muitas as possibilidades de sermos amorosos e seguir novos paradigmas. Doar aos que realmente não têm o suficiente, que no caso de nosso país, são muitos!
Inspire-se no exemplo que Mat. nos dá e inspira.

Seja sustentável, seja Essencial!



Au revoir, até já. _/\_



 

No hay comentarios:

Publicar un comentario