junio 24, 2009

Espelho, espelho meu...


Espelho, espelho meu, diga-me: quem é mais bela do que eu?…

O espelho nos reflete, nos devolve nossa imagem, nos ajuda a maquiar-nos, a nos arrumar e a ser mais elegantes, nos mostra nossos lados ocultos...
Em todas as casas existe ao menos um espelho, ele faz parte de nossas vidas. Espelhos datam das antigas épocas das civilizações egípcia, grega, romana e etrusca, onde eram fabricados com metal polido, geralmente de prata ou bronze. Ou seja, faz parte da humanidade se admirar em espelhos.

Se em muitas casas os espelhos são elementos decorativos, para algumas pessoas são aliados e para outras, um elemento de tortura. Olhar-se no espelho pode ser um ato de beleza para alguns e um momento de pânico para outros.

Da mesma maneira, muitas pessoas sentem temor ao aproximar-se do espelho, inclusive aqueles que têm uma imagem corporal positiva, alguns dias se sentem desanimados diante do mesmo.

A imagem corporal, quer dizer, a percepção que temos do nosso próprio corpo, é algo que muda constantemente. Daí ao que é definido como o “corpo ideal” em cada cultura, joga um peso determinante na nossa imagem corporal. Vivemos imersos numa sociedade que nos impõem padrões de beleza que beiram o inatingível ou não são saudáveis, sendo assim não devemos permitir que estes padrões nos assolem, nem que a publicidade e os comentários determinem como devemos ser.

Ver-se bem é importante, aumenta nossa auto-estima, sem dúvidas, mas estar saudável é mais importante.

Quando criança, iniciamos o conhecimento do próprio corpo através do espelho.
É a chamada fase especular. A princípio nos surpreendemos com o que vemos.
Tentamos pegar a nós mesmos, sorrimos sem nos reconhecer, mas depois acabamos por descobrir que a imagem ali refletida é a nossa pessoa. Então, descobrimos nossa cor, se nossa barriga é saliente, se nossas pernas são grossas ou finas, compridas ou curtas. É claro que ainda sem possuir conceitos ou padrões. Observamos e analisamos sem nos qualificar.

Na verdade, todos nós seres humanos, conservamos a fase especular ao longo da vida.
E creio ser importante este passeio até o espelho, mesmo depois de grande, para que possamos nos re-conhecer, ver melhor.

Onde estou bem? Onde nem tanto? Como anda minha postura? Meu derrière?
É importante olhar-se para enxergar-se! Ver-se refletido no espelho conta muito sobre mim mesmo.
Ele é nosso companheiro diário. Na verdade, é para ele que olhamos logo que acordamos. Onde nos mostramos como somos, sem disfarces, sem qualquer pudor.

Dependendo da forma como se interpretar a imagem ali refletida, o espelho poderá se tornar nosso melhor amigo ou nosso pior inimigo.
Eu sugiro a você, que o torne seu melhor amigo. Aquele que te ajuda a ver melhor, mesmo quando as coisas não estiverem indo muito bem, mas que com paciência, atenção e carinho, tudo pode ficar bem melhor, mais iluminado e claro.

Olhe-se no espelho e reflita sua Alma, não o que os outros esperam de você.
Seja gentil com você mesmo e ele refletirá gentileza e compaixão em seu reflexo!

No hay comentarios:

Publicar un comentario