junio 17, 2011

Moda Sustentável & Sustentabilidade , o que é? (PARTE II)




Vamos desmistificar este tema!








Resolvi escrever uma segunda parte para “ O que é Sustentabilidade? E Moda Sustentável? ”, pois é meu texto mais acessado diariamente, mesmo depois de meses.
Ao reler, percebi muita técnica, jargões e então vou retomar o tema de forma descontraída e mais objetiva. Clara e lúcida.mente.

A Indústria da Moda existe há séculos e como tal seu objetivo maior tornou-se o LUCRO.
Foi ela quem se apropriou da contracultura juvenil nos anos 60 onde os jovens americanos em rebeldia social contra a ditadura dos ternos, se apropriaram dos macacões de jeans dos mineiros e começaram a utilizá-los como vestimenta diária, junto a uma T-Shirt (camisaeta) que era até então, considerada roupa de baixo (underwear). Era um movimento de contestação.
Nasceu então o estilo casualwear (roupa casual, do dia a dia) ou streetwear (roupas usadas nas ruas, urbanas), aquele que se vê nas ruas, que os “diferentes” usam e que “vira” moda descontraída, casual. A indústria da Moda percebe o movimento juvenil, segue o rastro, leva-o para a indústria que o massifica, “antecipa” tendências e lucra com isto.
A Levi’s Strauss na época identificou o movimento no aumento das vendas e providenciou o “ajuste” para fornecer o que a “massa” queria: uma roupa mais descontraída, casual, confortável. Modelou calças e jaquetas, amaciou o jeans, pois não necessitava ser tão duro e resistente, daí vestir jeans passou a ser moda.

Logo, a indústria da moda não quer te fazer mais lindo, esbelto, saudável.
Ela quer vender, aliás, ela quer que você compre muito, mais e sempre pois ela tem de lucrar!
Mesmo que para isto ela afirme o tempo todo que você é imperfeito, feio ou infeliz, por estar mal vestido de acordo com os ditames atuais que ela impõe.
E ela também não se importou nada, quase nada, com a preservação do planeta, seus ares, águas, florestas, animais ou populações... Digamos com o seu bem estar, ou das comunidades, países, meio ambiente, planeta em que atua. Afinal para ela, isto não dá lucro.

Como citado acima, a moda detecta e persegue nossos desejos, para supri-los sempre. Nós finalmente crescemos e amadurecemos e começamos a perceber que estamos num Planeta vivo do qual dependemos.
Que a Terra tem um limite, já muito pequeno para nos sustentar e permanecer viva e que não estamos sendo NADA SUSTENTÁVEIS ao extrair tanto do Planeta sem nada repor. Começamos então a exigir responsabilidade social, comportamento sustentável, inclusive da indústria da Moda.

Claro, a indústria da moda logo percebeu o movimento! E mais uma vez como uma Maga e sua varinha de condão, transformou nossos desejos em realidade, inventou-se a Moda Sustentável. Pirlim-pim-pim! E moda sustentável virou Moda!
Como Maga, a Moda sabe que NÓS TEMOS O PODER DE DECISÃO QUE CONSOLIDA SEU FATURMANETO! Ela bem entende, e nós finalmente começamos a entender, que quem dá as cartas SOMOS NÓS, consumidores! Se comprarmos, ela lucra e cresce. Ponto. Mas se não comprarmos...
A indústria da moda vai à falência!




Logo, CONSUMO RESPONSÁVEL está intrinsecamente ligado a uma PRODUÇÃO RESPONSÁVEL = SUSTENTÁVEL. E sustentável, caro leitor, passa por vários âmbitos, não só o do meio ambiente. Está ligado a caráter, ética, valores, relacionamentos e impacto. Resumindo, é como eu atinjo este mundo com a minha passagem, no micro e macro cosmo.

Como cita Leonardo Boff*:
“ A Terra está ficando, cada vez mais pobre: de florestas, de águas, de solos férteis, de ar limpo e de biodiversidade. E o que é mais grave: mais empobrecida de gente com solidariedade, com compaixão, com respeito, com cuidado e com amor para com os diferentes.
Quando isso vai parar?

Este blog se propõe a tentar fazer você parar...
Para pensar e responder a questão acima.
A Terra viveu e continuará a viver sem nós, mas nós não viveremos sem a Terra!
Já pensou nisto?
Nós podemos fazer a diferença com nosso poder de decisão, nossa AÇÃO!
Fazer o novo, mudar a direção.


O ponto em que insisto aqui, parafraseando Leonardo Boff, é que hoje falar de sustentabilidade é de muito bom tom.
A palavra sustentabilidade serve de etiqueta de garantia de que a empresa, ao produzir, está respeitando o meio ambiente (pense aqui de forma global, pessoas, comunidades, recursos).
Por trás desta palavra, tão poderosa na atualidade, se escondem algumas verdades, mas também muitos engodos. De modo geral, ela tem sido usada como adjetivo e não como substantivo, ou seja, uma ação ineficiente, perfume sem fragrância. Só etiqueta, não qualidade de verdade.


Sim, existem empresas realmente responsáveis, éticas e sustentáveis. Mas temos muito, muito que aprender. Inclusive a identificar quais são elas realmente.

Então caro leitor, Moda Sustentável é ter um estilo único e exclusivo, o seu!
Guiado e referenciado por valores de altíssima elegância e qualidade: Amor ao Planeta, cortesia, ética, respeito por TODOS os seres, integridade, inclusão, simplicidade e SAÚDE!
A sua, a nossa, a do planeta TODO! Leia-se aqui saúde vital, espiritual, emocional, física, ambiental, financeira, macro-cósmica. Artigos estes de luxo absoluto.

Afinal ser Essencial é ser sustentável.

Au revoir, até já.

*PS: Quero deixar aqui meu agradecimento sem limites a Leonardo Boff, ser elegante, essencial e sustentável! E o link para seu *texto completo (maravilhoso como sempre!):
Sustentabilidade: adjetivo ou substantivo?

imagem inicial: Paul Mobley's recycled
imagem central:http://www.smallplanet.org/about/anna/bio

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